quinta-feira, 13 de junho de 2019

Como saber o tamanho do meu trico?

Olá pessoal, Tenho visto muitas pessoas com dúvidas, tanto no crochê como no tricô. Muitas pessoas me perguntam: MAS COMO EU CALCULO O TAMANHO? ou MAS QUANTOS PONTOS EU COMEÇO? QUANTOS PONTOS PONHO NA AGULHA? Bom vamos lá. Qualquer peça você pode fazer em qualquer tamanho. Sim, isso mesmo que você leu. Uma peça que você viu e diz la 3 meses, ou você gostou de uma blusa e dizia q era tamanho P, mas você queria tamanho G. O que eu tenho que fazer então para que essa peça tenha o tamanho que eu quero?? Bom, primeiro você tem que ver o fio e a agulha que você vai usar. Isso independente se for no crochê ou no tricô. Agulhas e fios mais grossos precisarão de menos pontos para fazer a medida que você quer do que fios e agulhas mais finos, que você precisará muito mais. Segundo, precisamos ver o ponto que vamos utilizar na nossa peça. Isso vai influenciar também, pois alguns pontos precisam ser em pares, ou impares, em X pontos +1 e assim vai. Terceiro, vamos agora então fazer uma amostra desse ponto, para ver o quanto de “espaço” ele vai ocupar. Eu aprendi com umas colegas que o ideal é fazer uma amostra de 10cm x 10cm, ou seja, faço 10 cm de comprimento e 10cm de altura, assim saberei quantos pontos utilizei ou coloquei na agulha em 10cm, e quantas carreiras fiz em 10cm. Com isso pronto, poderei confeccionar minha peça. Pego o tamanho que preciso e calculo. Por exemplo: Na minha amostra de tricô, pus 20 pontos na agulha e fiz 20 carreiras para dar 10cm x 10cm. Para fazer por exemplo uma manta de 1 metro de largura, vou precisar fazer quantos pontos? Vou precisar fazer 200 pontos. Conseguiram entender? Às vezes parece meio complicado no início, mas pegando essa prática vocês vão conseguir desenvolver qualquer peça em qualquer tamanho. Espero que possa ter sanado algumas duvidas de vocês. E vamos crochetar/ tricotar =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário