quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vestido


Tamanho: 46

Materiais utilizados:
fio Surpresa (novelo com 100 g), da Círculo, 6 novelos na cor rosa-mesclado (5906); fio Lã Seda (novelo com 100 g), da Círculo, 2 novelos na cor verde (7714); agulhas para tricô da Círculo n° 7.

Pontos e abreviaturas utilizados:
ponto (p.), tricô (t.), meia (m.), ponto meia (direito em meia, avesso em tricô), 2 pontos juntos em meia, ponto baixo (p.b.) e mate duplo (tire 2 pontos sem fazer ao mesmo tempo em meia introduzindo a agulha da direita para a esquerda, primeiro no segundo depois no primeiro ponto. Trabalhe o ponto seguinte em meia, arremate os 2 pontos sem fazer sobre o tricotado).

Como fazer:
frente – com o fio verde duplo, monte 62 pontos na agulha para tricô e trabalhe em ponto de barra 2/4, acompanhando o diagrama 1. A 12 cm de comprimento, mude para 1 fio rosa-mesclado distribuindo 8 aumentos regularmente na carreira e trabalhe em ponto meia. A 48 cm de comprimento, para formar a abertura para a faixa, trabalhe somente sobre os primeiros 20 pontos por 4 cm e deixe-os à espera. Retome os próximos 30 pontos, trabalhe por 4 cm e deixe-os à espera. Retome os últimos 20 pontos, trabalhe por 4 cm e deixe-os à espera. Trabalhe sobre todos os pontos. A 63 cm de comprimento, para formar o decote, arremate os 2 pontos centrais, dividindo o trabalho em 2 partes, e conclua cada uma separadamente, arrematando no lado do decote, a cada 2 carreiras, 1 ponto 1 vez, a cada 4 carreiras, 1 ponto 9 vezes. A 86 cm de comprimento, arremate todos os pontos.
Costas – com o fio verde duplo, monte 62 pontos na agulha para tricô e trabalhe em ponto de barra 2/4, acompanhando o diagrama 1. A 12 cm de comprimento, mude para 1 fio rosa-mesclado, distribuindo 8 aumentos regularmente na carreira e trabalhe em ponto meia. A 48 cm de comprimento, para formar a abertura para a faixa, trabalhe somente sobre os primeiros 20 pontos por 4 cm e deixe-os à espera. Retome os próximos 30 pontos, trabalhe por 4 cm e deixe-os à espera. Retome os últimos 20 pontos, trabalhe por 4 cm e deixe-os à espera. Trabalhe sobre todos os pontos. A 86 cm de comprimento, arremate todos os pontos.
Faixa – usando 1 fio verde, monte 12 pontos na agulha para tricô e trabalhe em todas as carreiras *1 meia, 1 ponto sem fazer*, repita de * a *. A cada 2 carreiras trabalhadas, frente e avesso, 1 carreira será obtida. A 148 cm de comprimento, trabalhe 2 pontos juntos em meia 6 vezes, arremate todos os pontos.

Acabamento e montagem: costure um ombro. Usando o fio verde duplo, levante 95 pontos ao redor do decote e trabalhe em ponto de barra 2/4, acompanhando o diagrama 1. No centro do decote da frente, trabalhe sempre 1 mate duplo no direito e 3 pontos juntos em tricô no avesso. A 4 cm de comprimento, arremate todos os pontos. Costure o acabamento do decote e o ombro restante. Marque 23 cm de cada lado da costura do ombro para a cava. Usando o fio verde duplo, levante 74 pontos sobre a cava e trabalhe em ponto de barra 2/4, acompanhando o diagrama 1. A 4 cm de comprimento, arremate todos os pontos. Trabalhe sobre a outra cava da mesma forma. Costure o acabamento das cavas e as laterais.
Amostra: quadrado de 5 x 5 cm (agulha para tricô nº 7) = 7 pontos x 9 carreiras, medidos sobre o ponto meia (direito em meia, avesso em tricô).

Fonte: Portal do artesanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário